http://www.jacquielawson.com/preview.asp?cont=1&hdn=0&pv=3135826
Por favor quando aparecer a primeira imagem clik no ceu
A todas as leitoras do estrelinha desejamos avó e neta
Um optimo 201o
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
domingo, 20 de dezembro de 2009
As prendinhas

Hoje acordei bem cedinho,
Mal o dia clareou,
Para ver o que em meu sapato
O Papai Noel deixou.
Eu sei que fui bom menino
Travesso, mas educado,
Por isso tenho certeza
Que hoje serei lembrado.
Apanhei, lá na janela,
meus presentes, com cuidado.
Isso mesmo é que eu queria!
- Papai Noel, obrigado!
Prendas do coração.
Limita o número de prendas que oferece à pequenada, não excedendo três embrulhos por criança – afinal, foi quantas o Menino Jesus recebeu dos três reis magos. Por outro lado, incentive e ajude as suas crianças a confeccionarem os presentes de Natal que gostariam de oferecer, em vez de os comprar. É uma excelente maneira de lhes mostrar que não é o valor monetário que mais interessa, mas sim a intenção. Poupa-se nos presentes, e ganha-se em dedicação e carinho.
O PRESÉPIO

Quando é noite de Natal,
Noite de amor e carinho,
As estrelas lá no céu,
Vão clareando um caminho.
Nesta estrada luminosa,
Vem vindo Papai Noel,
Trazendo, pras criancinhas,
Brinquedos feitos no céu.
Papai Noel, que acertou
Do céu à terra o caminho
Meu desejo é que depressa
Encontre meu sapatinho.
Conhecer o presépio.
Em seguimento da história de nascimento de Jesus, faça questão de integrar um presépio na sua decoração natalícia. Se o seu cenário de natividade for muito antigo ou demasiado frágil para mãos pequeninas, adquira um presépio mais barato com o qual os miúdos possam “brincar”. Aproveite e leia a história de Jesus junto do presépio, ficando a cargo das crianças colocar as figuras nas suas respectivas posições à medida que a história se vai desenrolando.
Histórias de Natal. A par com histórias sobre o nascimento de Jesus e do presépio, procurem ler, em conjunto, outros contos de Natal, dando ênfase àqueles livros e aventuras que, fugindo das prendas, do pai Natal, das renas e do pinheiro, terminam com pequenas lições de vida que todos nós adoramos aprender ou recordar.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Feliz Natal
domingo, 13 de dezembro de 2009

Prendas de palmo e meio.
A célebre carta escrita ao Pai Natal com o pedido de presentes não pode ser esquecida! Aproveite para fazer ainda outra lista com os seus miúdos: a quem é que eles querem oferecer uma prenda este ano? Vá com eles às compras, adquirindo pequenas lembranças ou incentive-os a confeccionarem as suas próprias prendas, incluindo o embrulho e a etiqueta. À medida que cada prenda vá ficando pronta, deixe-os colocá-la debaixo da árvore de Natal.
Todos sabemos o consumismo que nesta época nos angustia, sabendo principalmente que tantas crianças passam fome mas....... se os pais incentivarem as crianças a escolherem um brinquedo para os meninos mais desfavorecidos ,ou entregarem junto com eles a enorme quantidade de brinquedos que eles já nem brincam, em qualquer instituição de crianças já estarão a ajudar não só outros meninos sedentos daqueles presentes mas tambem o seu próprio filho a ser educado para num futuro próximo ser alguem de mãos abertas para ajudar e contribuir para ser solidário com quem necessita.
A minha Estrelinha anda num entusiasmo com este Natal, já pos a cartinha a pedir uma quitara (guitarra) e está á espera do NATADE Pai Natal,venha trazer pela chaminé .
Lembro com muita saudade dos meus filhotes ainda não sabiam escrever e faziam desenhos a pedir os presentes ao Pai Natal. Para mim desenhavam sempre uma panela........?claro convinha não esquecer da papa, metiam a cartinha dentro da bota e no dia 24 á meia noite era uma alegria
e lá estavam alguns dos pedidos.No dia 25 ainda deixavam a bota á espera que o Pai Natal esquecesse alguma coisa e voltasse lá ,claro tinha de haver qualquer coisinha para não os desiludir.
Hoje já casados continuam á espera da prendinha que o Pai Natal deixou para tras, e eu Mãe Natal continuo a guardar nem que seja um par de meias, esta tradição já passou para a mãe da Lara que deixa sempre uma prendinha para o dia 25 dar á fofinha.
Pequenas mentirinhas que são a alegria da pequenada enquanto acreditam neste bondoso velhote que faz a distribuição guiado pelas renas.
VÒVÒ NANA
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Decoração da arvore de Natal

CLARO QUE O PEQUENINO PRESÉPIO NÃO PODIA FALTAR AFINAL JESUS É O FESTEJADO.
FOI UMA ALEGRIA QUANDO AS LUZINHAS ACENDERAM E ASSIM COMEÇOU O ESPIRITO NATALICIO NA CASA DA MINHA PRINCESA.
Envolver as crianças nas preparações natalícias é uma excelente maneira de lhes incutir todo o espírito mágico desta quadra.
DECORAR A ARVORE
Não há melhor tradição familiar do que a decoração da árvore de Natal, começando pela escolha do pinheiro ou da montagem da árvore artificial.
Envolver as crianças nas preparações natalícias é uma excelente maneira de lhes incutir todo o espírito mágico desta quadra.
DECORAR A ARVORE
Não há melhor tradição familiar do que a decoração da árvore de Natal, começando pela escolha do pinheiro ou da montagem da árvore artificial.
Na hora de enfeitar, deixe que os miúdos ajudem a escolher as decorações a pendurar ou então incentive-os a uma sessão de trabalhos manuais.
Existem muitas ideias para elaborar ornamentos de Natal feitos à mão: pintar pinhas; fazer pipocas e colocá-las seguidas num fio que possa circundar a árvore; enfeitar bolas simples com brilhantes; confeccionar bonecos de neve, renas e pais natais em feltro para depois serem colados em molas de roupa em madeira (fáceis de prender à árvore); colorir desenhos que depois possam ser recortados e exibidos em vários locais da casa.
espero que estas ideias sejam uteis para quem tem crianças em casa.
Vóvó Nana
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Video para a Fofinha da vóvó
O SIGNIFICADO DE NATAL PARA AS CRIANÇAS
Presentes, presentes, presentes… e o Pai Natal, claro! Para as crianças, a quadra natalícia resume-se, praticamente, a estas duas coisas. Afinal, o Natal é muito mais do que isso e é fundamental que as crianças o percebam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra.
Vóvó Nana
Presentes, presentes, presentes… e o Pai Natal, claro! Para as crianças, a quadra natalícia resume-se, praticamente, a estas duas coisas. Afinal, o Natal é muito mais do que isso e é fundamental que as crianças o percebam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra.
Vóvó Nana
sábado, 28 de novembro de 2009
A ARTE DE SER AVÓ
Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. O neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo... Bracinhos de criança no seu pescoço. Choro de criança. O tumulto da presença infantil ao seu redor.
E então um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços um menino. Completamente grátis — aquela criancinha da sua raça, da qual você morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida. Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é um menino que lhe é "devolvido". E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito de o amar com extravagância; Sim, tenho certeza que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice.
Já a avó, não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto.Mora em outra casa. Traz presentes. Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulitos. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso nos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia.
Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura. Lá não há linha divisória entre o proibido e o permitido. Dormir sem lavar as mãos, recusar a sopa e comer croquetes, tomar café — café! — mexer no armário da louça, fazer trem com as cadeiras da sala, destruir revistas, derramar a água do gato, acender e apagar a luz elétrica mil vezes se quiser e até fingir que está discando o telefone.Riscar a parece com o lápis dizendo que foi sem querer — e ser acreditado! Fazer má-criação aos gritos e, em vez de apanhar, ir para os braços da avó e de lá escutar os debates sobre os perigos e os erros da educação moderna.
A alegria de sair de mãos dadas com o seu neto, numa manhã de sol. Você ainda tem o direito de sentir orgulho. Meu Deus, o olhar das outras avós, com os seus filhotes magricelas ou obesos, a morrerem de inveja do seu maravilhoso neto.E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz: "Vó!", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno.
E o misterioso entendimento que há entre avó e neto, na hora em que a mãe o castiga, e ele olha para você, sabendo que, se você não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade e apoio... Além é claro das compensações....Até as coisas negativas se viram em alegrias quando se intrometem entre avó e neto: o bibelô de estimação que se quebrou porque o menininho — involuntariamente! — bateu com a bola nele. Está quebrado e remendado, mas enriquecido com preciosas recordações: os cacos na mãozinha, os olhos arregalados, o beiço pronto para o choro; e depois, o sorriso malandro e aliviado porque "ninguém" se zangou, o culpado foi a bola mesma, não foi, Vó?Era um simples boneco que custou caro. Hoje é relíquia: não tem dinheiro que pague.
Texto de Raquel de Queiroz
Descoberto no momento de minhas reflexões como avó
e achei que só faltava musica para ser um hino dedicado a todas as avós
por isso quis aqui partilhar com quem quiser ler.
Vóvó Nana
sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A música e as crianças
Vários estudos confirmam a importância que a música tem para o bem estar do bebê, desde quando ele ainda é um feto e está no ventre da mãe. A música traz tranqüilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.
Não dá pra imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros.
Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior obervação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente

.gif)
Tambem na escolinha infantil já vai aprendendo e quase já canta algumas sózinha.OS PABENS A VOCHE, ......Xava de Pámas

VEIO O VENTO AXOPOU....... e o JOão ficou a chomingar.


A da avóginha, a vovó nana cantava á mamã da Lara em pequenina ,mas nunca aprendeu a filha já lhe ensina.Avóginha.........uma fada puma....canta não faxo óó.......pá netinha......e aponta com o dedito a vóvó e a netinha e põe as maõzinhas debaixo da carinha a fazer óó

Os papás da Lara tambem a influenciam muito em casa acompanham-na muito com videos filmes infantis, este ano já pediu ao Pai Natal Uma guitarra e um microfone.......acho que vai sair daqui uma estrelinha da canção.Para mim já é a maior ESTRELA.
Blog de Ouro

Recebi no meu Blog o prémio: "Blog de Ouro"
Veio do aeiou:
http;//aeiouamigasparasempre.blogspot.com
Obrigada pela distinção com que me elegeu.
Quem não esperava, era eu!
O Prémio Blog de Ouro, é atribuído só a mulheres.
Com as seguintes regras para quem o recebe:
1- Exibir a imagem do selo
2- Escolher seis mulheres diferentes a quem entregar o Blog de Ouro
3- Deixar um comentário nesses Blogs para que saibam que ganharam o prémio
A vóvó Nana e sua estrelinha Lara agradecem este distinto selinho

Dedico aos seguintes blogs
Horizonte
aeiou
cantinho da Maria
Degrau do silencio
100sal2
Feijoquinha
sábado, 14 de novembro de 2009
sábado, 7 de novembro de 2009
Meu bombom está doentinha

Criança é assim mesmo, mas coração de avó fica sempre preocupado quando a netinha adoece.
Será apenas uma constipação, será gripe ou será algo mais?.
A febre está a subir, os papás estão ansiosos e muito procupados.Como a mamã é professora e trabalha com meninos que já tiveram gripe A tudo pode acontecer, mais cedo ou mais tarde todos vamos passar por isso mas as crianças são mais frágeis com menos defesas e daí a angustia.
Já foi examinada por uma médica mas não detectou sintomas.
A Lara é uma valentona mesmo doentinha, cantou para a vóvó Nana , foi mostrar os brinquedos novos, pediu para lhe contar histórias e até tocou na flauta que o papá tinha dado.Mas os seus olhinhos mal se aguentavam abertos, e depois de um belo banhinho morno foi para o óó com a mamã.
Amanhã se este quadro continuar, terão que levá-la ao hospital,espero que não.
A vóvó deseja que melhores rápidamente.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
A 1ª batinha escolar da Lara

Vejam como é bonita a bata da escolinha.
Fica uma fofura a minha netinha com a sua nova batinha
Está um pouquito grande, e só vai servir para este ano para o ano será de outra cor
A vóvó Lena bordou o nome e fez em tricot uma flor para ainda ficar mais bonita.
è linda não é? aos quadradinhos verde alface e amarelinho.
Esta tua 1ª batinha traga com ela dias inesqueciveis de muita brincadeira,que cada mancha de sugidade tintas cores riscos de canetas seja o inicio dum arco iris na tua vida com todas as cores da tua infancia feliz.
Vóvó Ana
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
O Passarinho d´ávó

Esta canção é uma homenagem ao passarinho da bisavó da Lara.
A cumplicidade que este adorável piriquito tinha com a sua dona a inteligencia que dizem as aves não terem mas este tinha.
Logo de manhã cantava para lhe abrir a porta a bisavó batia as palmas e ele corria a casa toda
voando sem se cansar até encontrar onde ela estava.
Era um companheiro de todos os dias para onde ela viajasse lá ia o passarinho sempre com ela não podia passar sem a sua cantoria.
Ele nunca bebia agua no seu bebedouro a bisavó tinha de lhe encher um copo e só assim ele ia beber.
O banho tinha de se por um fio de água da torneira a correr e abria as asas ora lavava uma ora a outra asa.
Era muito vaidoso,não largava os espelhos,via do outro lado alguem igual a ele e pensava ser uma piriquita, e namorava com o espelho dando muitos beijinhos.
Enquanto a minha mãe fazia as tarefas de casa andava sempre a segui-la ora depenicava nas orelhas ou então no pescoço ou na batata que descascava ou na maçã
A minha estrelinha quando vinha visitar a bisavó ficava tempos infinitos a observar o piriquito e hoje ela tem como bichinho preferido os seus PAPIUS como a Lara chama aos passarinhos.
O passarinho d´ ávó por tantas vezes ouvir a dona chamar já dizia a palavra pequenino e não havia quem o conhecesse tão bem como ela.
Hoje ainda é vivo, mas desde que a sua querida dona lhe faltou, sentiu a perda e é um piriquito muito bem tratado, mas mais triste sem vontade de sair da gaiola e com os anos a pesar pois já tem 11anos.
Ele aqui fica nesta foto para ti minha netinha e saberes um dia um pouco desta ave tão estimada
pela tua bisavó.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009


A minha estrelinha começou na sua escolinha a ter pela primeira vez aulas de ginástica e musica.
Quando a mamã a foi buscar ansiosa por saber como correu o dia da filhota,prguntou-lhe.Conta á mamã como era a professora de ginastica?
Resposta dela que capta tudo.
É um senhonhe é gilo!.......(è um senhor é giro)
Começa cedo a minha estrelinha a deitar o olho para os meninos giros,isto com dois anos vai ser bonito quando for crescida.E logo começou a dar aos braços e pernas a exemplificar como foi a aula.
A musica tambem correu bem pois a Lara sempre adorou musica,desde a barriga da mãe foi das coisas que mais ficou no ouvido.Mas já se expressa muito bem ou quer dizer não muito bem, mas percebemos tudo.
A Lalha cucu....condidas.(A Lara brincou ao cucu ás escondidas)
A Familia

É na família que a criança encontra o suporte emocional necessário ao seu desenvolvimento.
A família contribui para a construção da personalidade e, um bom ambiente familiar, é essencial ao seu correcto desenvolvimento.
As vivências familiares terão um peso muito grande na própria família da criança, quando for adulta. Por isso, é preciso encontrar um equilibrio permanente entre autoridade e liberdade.
Devemos proporcionar momentos de convívio com a família alargada - avós, tios, primos... - de modo a que percebam o seu passado e ganhem confiança para o futuro
A minha netinha Lara tem a sorte de viver feliz muito proxima de todos os familiares
todos a amamos muito e só queremos que venha a ser uma adulta com educação principios e valores que façam dela a pessoa que os bisavós desejariam que fosse,porque eles foram o pilar para uma educação que passou de geração em geração.
Da vóvó


Foi uma festa da mamã e da avó Nana que estava ao telefone conversando,quando oiço
os parabens e linda a Lara já fez a sua primeira conquista estreou o tronozinho ao fim de várias tentativas sem fralda isto era de bater palmas,mas quando a mamã foi espreitar o que encontrou?
isto...... e a festa foi tão grande que depois deste dia não apareceu mais nada !
Não interessa foi pouquito mas foi de boa vontade.
Cá vamos esperando até que chegue o tempo da LARA se sentir desconfortavel
domingo, 11 de outubro de 2009




Tambem pintamos unhas com plasticinas,depois de tanto trabalho chegou a hora da papa,foi um encanto ve-la comer.
A mãmã e o pápá foram ao concerto e ás dez horas estava ansiosa pelo leitinho e bebeu com a palhinha num abrir e esfregar de olhos via-se mesmo como estava feliz a beber aquela canequinha de leitinho para fazer o óó,mas antes pediu para a vóvó cantar a canção da vózinha, cantamos as duas sempre fazendo gestos e rápidamente chegou o João Pestana.É uma ternurinha esta minha netinha.
Subscrever:
Mensagens (Atom)