sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Educação musical
A música e as crianças
Vários estudos confirmam a importância que a música tem para o bem estar do bebê, desde quando ele ainda é um feto e está no ventre da mãe. A música traz tranqüilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.
Não dá pra imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros.
Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior obervação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente


Todas as crianças,adoram musica e especialmente canções infantis, rápidamente decoram na sua linguagem infantil a letra e sons bem marcantes.


A minha Estrelinha Lara só pede que a vóvó ponha as canções dos videos infantis no computador e as duas passamos tardes a cantar.
Tambem na escolinha infantil já vai aprendendo e quase já canta algumas sózinha.OS PABENS A VOCHE, ......Xava de Pámas

O Balhão do João é uma gracinha, porque a Lara a cantar tem de fazer gestos e utiliza muito as mãos e muitas expressoes, e esta vóvó fica encantada.
VEIO O VENTO AXOPOU....... e o JOão ficou a chomingar.
O MEU PACHEU TEM TES BICOS......TEM TES BICOS O MEU PACHEU......SE Não TIVESSE TES BICOS O PACHEU NÂO ELA MEu.......e os dedinhos da Lara ficam apontados no ar a fazer tres bicos e a cabecinha a dizer não.



A da avóginha, a vovó nana cantava á mamã da Lara em pequenina ,mas nunca aprendeu a filha já lhe ensina.Avóginha.........uma fada puma....canta não faxo óó.......pá netinha......e aponta com o dedito a vóvó e a netinha e põe as maõzinhas debaixo da carinha a fazer óó


Os papás da Lara tambem a influenciam muito em casa acompanham-na muito com videos filmes infantis, este ano já pediu ao Pai Natal Uma guitarra e um microfone.......acho que vai sair daqui uma estrelinha da canção.Para mim já é a maior ESTRELA.

















3 comentários:

Cantinho da Maria disse...

Perante o que acabei de ler não resisto a deixar aqui um beijinho muito doce para a avó e para a princesinha Lara.As crianças são tão queridas a cantar,fazem nos até chorar mas de alegria.Zézinha Coelho.Felicidades!!!

vóvó Nana disse...

Olá,
A Zezinha é uma das pessoas que eu admiro porque passa sempre nesta minha casotinha dos bonecos,claro que eu sei que estes desabafos de avó não tem muito interesse para outras pessoas,porque não estou a partilhar nada com os outros,só a vivencia com a minha neta para um dia ela poder ler as suas próprias gracinhas em criança,mas dá-me uma alegria enorme quando deixam um comentário de elogio á minha pequenina ou a algo que escrevi sobre ela.Coisas de avó babada.
Um abraço enorme pela simpatia.
Vóvó Nana

Unknown disse...

Estou mesmo a ver a Laroca a cantar e a gesticular. Deve ser uma ternurinha. Pena que moramos longe... e não dá para ver ao vivo
Quanto a gostar de música a quem sairá a pimpolha? Difícil adivinhar, enh?
BJOCAS
Biba