segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

os brinquedos da mamã

Tantas recordações que ficaram para tráz mas que a avó Nana ao ir ao sotão buscar os brinquedos da mamã Sara e do titio Hugo foi com nostalgia que me lembrei da infancia dos meus filhos. O filme passou e todos aqueles pequenos objectos me traziam á memória momentos de verdadeira felicidade.
Esta concertina só podia ser do filhote amigo inseparavel dos instrumentos musicais.A netinha tem a quem sair.Bem estimada e prontinha para a Lara mostrar as suas habilidades.

Vejam esta ternurinha.Tinha a minha filha 4 anos quando o avô velhinho(bisavô)lhe ofereceu estas soquinhas ,são artesanais feitas pelas suas próprias mãos.Eram usadas no norte há 50 anos e o avô da minha estrelinha usava em pequenito para ir á missa.

Quem não conhece o cubo mágico já tem mais de 30 anos,quantas noites as crianças e nós adultos davamos voltas e mais voltas até colocar todas as cores.
Jogos didáticos era os preferidos, tinham dezenas, e grande parte deles tão bem estimados como este, ainda nas caixas de origem.A Abelha Maia aparecia em episodios televisão, cadernetas de cromos histórias era a heroina da mamã da Lara.

Servicinhos de loiça, que agora vão ser partidos pela minha estrelinha, mas a mamã tinha uma adoração por brincar com bonecas e ás casinhas e mantinha tudo arrumadinho.Por vezes até me esquecia dela passava horas a brincar ou sózinha ou com amiguinhas que a visitavam.

Esta cozinha quase nem saiu da caixa , pois tambem lhe ofereceram já ela estava a começar a ser uma adolescente e........já gostava de outros divertimentos .Melhor assim.... é mais um brinquedo para a neta.

O que eu encontrei no sotão.....a canastrinha que a mamã Sara vendia o carapau, parece que estou a ouvir apregoar o peixinho fresco, acompanhada da dita rodilha.Hoje este brinquedo nem existe .
Lembro-me de mascará-la com tres anos de nazarena e lá cosi a canastrinha ao lenço só faltava as sete saias.Mas ficou um miminho a minha filhota......quando olho para as fotos da mãe da Lara em pequenina!.......mãe e filha são iguais paracem tiradas a papel quimico.

Estes são alguns dos brinquedos que irão ficar para a minha estrelinha brincar na casa da vóvó Nana.
Já sei que vai ser partir rasgar amachucar enfim.......mas já que fui uma mãe um pouco exigente,apesar dos meus pintainhos serem calminhos , agora para me penitenciar deixo a minha neta brincar mesmo que parta ou rasgue ou risque tudo .....é assim que aprendem e se desenvolvem sem recriminações a tudo que fazem. Claro que sempre com dialogo do que está bem ou mal, mas dando liberdade á criança e não fugindo aos bons principios.







4 comentários:

100Sal disse...

Cá está o regresso à infância, agora outras mãos irão mexer com muita curiosidade nestes brinquedos.Penso que n farei o mesmo com os brinquedos da minha filha. Já tenho alguns guardados para doar...

vóvó Nana disse...

Filhota,é de louvar a intenção de doares os brinquedinhos da Lara,outras crianças menos favorecidas irão sorrir ao recebe-los.....Mas sabes como eu sou agarrada ás minhas memórias,tudo o que era roupinha tambem doei, mas alguma coisa tinha de ficar,para mais tarde,ver os netos a deliciarem-se como vi a Lara no sábado tão entusiasmada que passou um dia mágico brincando com a vóvó Nana ao faz de conta com brinquedos de há 30 anos.
Valeu a pena ter guardado......
Beijoca da mãe

Cantinho da Maria disse...

Á Vovó Naná,adorei esta postagem, estão aqui muitos dos meus brinquedos de infância.Foi bom mesmo.Foi bom recordar os meus tempos de menina.Obrigada.Beijinhos.Zézinha.

vóvó Nana disse...

Se a levei a viajar pelos seus tempos de infancia através dos brinquedos da minha filhota,sinto-me feliz com esta postagemEu imagino que a Zezinha será da mesma geração.Estes são alguns que tambem me levaram ao passado e agora posso com mais tempo disfrutar a brincar com a minha neta coisa que nunca tinha tempo de fazer com a mãe da Lara.
Mas estou a ser recompensada agora.
UM xi coração da netinha e da vóvó